Os contrastes utilizados nos exames radiológicos são o iodado na tomografia computadorizada e o gadolínio na ressonância magnética.
Embora a utilização da pré-medicação continue sendo controversa, ainda é muito utilizada, devendo-se ter em mente que mesmo com a sua utilização, a reação grave pode ocorrer quando o mesmo contraste que provocou a reação
anterior for administrado ou com contrastes que possam levar a reação cruzada.
Trata-se da emissão de Parecer sobre a Solicitação de posicionamento da ASBAI quanto a Portaria nº 3161, de 27/12/2011 que “Dispõe sobre a administração da Penicilina nas unidades de atenção básica à saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)
A prevalência estimada é de 2% entre lactentes. Cerca de 60 a 80% desenvolverá tolerância até os 2 anos de idade. É verdade que alergias alimentares estão aumentando e ficando mais persistentes, porém paralelamente cresce o número de casos incorretamente rotulados como alergia ao leite de vaca, principalmente quando não avaliados por especialista.
Baixar PDFAs alergias alimentares compreendem uma ampla gama de sinais e sintomas consequentes a uma resposta anômala do sistema imunológico frente a proteínas alimentares. O escopo clínico é individual e variável e está diretamente relacionado ao mecanismo imunológico envolvido, onde a presença de imunoglobulinas específicas (IgE) e linfócitos T respondem praticamente pela totalidade das reações.
Baixar PDFAlgumas vacinas são cultivadas em material derivado de ovos embrionados, como por exemplo a Vacina Influenza. Portanto, existe uma preocupação quanto ao fato da aplicação desta vacina poder ocasionar eventos adversos em pacientes alérgicos ao ovo.
Baixar PDFAs alergias alimentares são reações imunológicas anormais que envolvem imunoglobulinas do tipo E (IgE) e/ou linfócitos T. O papel de outras imunoglobulinas (IgA, IgM, IgG ou suas subclasses não é demonstrado”. (Sampson HA, Aceves S, Bock SA et al. Food allergy: A practice parameter update—2014. J Allergy Clin Immunol 2014;134:1016-25.)
Baixar PDF